Revista Científica Sigma https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma <p> </p> <p>A <strong>Revista Científica Sigma</strong> (ISSN 1980-0207) constitui-se em periódico acadêmico que se reporta à divulgação de pesquisas multidisciplinares, estando sob a responsabilidade editorial do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Sua exibição é semestral, de modo a incentivar a publicação de artigos concebidos por autores de Graduação e de Pós-Graduação, a nível nacional e internacional. A <em>Sigma</em> conta com a colaboração de pesquisadores de diversas áreas, reforçando o valor da pesquisa e o compromisso social resultantes do investimento no conhecimento científico. O processo de submissão de artigos para compor a revista envolve análise criteriosa conduzida pelo corpo editorial, e perpassa posterior avaliação realizada pelo comitê <em>ad hoc</em> de pareceristas.</p> pt-BR sigma@iesap.edu.br (Prof. Dr. Thiago Azevedo Sá de Oliveira) sigma@iesap.edu.br (Rubem de Medeiros Pinheiro) Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/128 <p>Na visão do pensador alemão Max Weber (1864-1920), a função do sociólogo consiste em interpretar o sentido do que vem a se conhecer pelo termo por ele denominado de “ação social”. Com efeito, compete ao homem mobilizar o saber enquanto instrumento de análise da experiência real, isto é, a fim de que se possa revelar aspectos que determinam comportamentos, práticas e usos inerentes à dinamica da vida em sociedade. Mediante investimento em análise pretensamente imparcial, o pesquisador interessado pela ação social percebe a existência de sujeitos diversos, classifica tipos ideais e busca um padrão metodológico que lhes garanta mérito científico.</p> <p>Dessa forma, o Dossiê intitulado “O ensino das Ciências Sociais na sala de aula: desafios para pensar e compor materiais didáticos”, no computo de 11 artigos, apresenta aos leitores um chamado para ação social. Neste volume, autores oriundos de diversas instituições de Ensino Superior, tais como: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Minas Gerais (FACUMINAS), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) sinalizam, cada qual em acordo com as bases téoricas que lhes dão suporte, descobertas importantes para compreensão do fazer coletivo contemporâneo.</p> Thiago Azevedo Sá de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/128 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Reflexões sobre o impacto das obras didáticas de Sociologia no exercício docente https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/113 <p>Este artigo explora aspectos significativos das obras de Sociologia adotadas em salas de aula e sua aplicabilidade na prática educativa. A metodologia adotada segue uma abordagem histórica, fundamentada em revisão bibliográfica, entrevistas e observação empírica e indutiva da temática. Destaca-se a importância da interação entre autores, educadores e estudantes, promovida por meio de canais virtuais. Além disso, reconhece-se a necessidade de uma representação mais equitativa de autores negros, povos originários e mulheres, refletindo a diversidade da sociedade brasileira e alinhando-se às perspectivas da educação decolonial. Diante do contexto de rápidas inovações tecnológicas, conclui-se que o uso de livros didáticos continua sendo fundamental para a educação brasileira, especialmente considerando que muitos docentes não possuem formação específica na área.</p> <p> </p> Rodrigo de Souza Pain, Walace Ferreira Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/113 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Representações sociais sobre o envelhecimento https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/81 <p>Essa pesquisa tem como objetivo compreender as representações sociais que as pessoas e os próprios idosos têm sobre o envelhecimento. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se pela natureza qualitativa, com abordagem do tema a partir de revisão bibliográfica, discutindo o conceito de representação social; a conceituação e o processo do envelhecer; as reestruturações produtivas neoliberais que afetam a autopercepção de idosos e as representações sociais sobre o envelhecer. Apresentando a importância de trabalhar essa temática trazendo reflexões de como esse velho se sente em relação ao envelhecer diante de uma sociedade que por vezes não compreende que o envelhecimento é um processo gradual e multideterminado sendo, por isso, natural de todas as espécies.</p> Lais Santos Rodrigues, Jacikele Dutra Cardoso, Ana Flávia Soares Conceição Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/81 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Questões de racismo e de autoestima em face da mulher negra universitária https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/65 <p>Este estudo se propõe a analisar a autoestima de mulheres negras universitárias, compreender o que significa racismo para as mesmas e descrever experiências de racismo e suas consequências na autoestima destas. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratório descritiva. Para seu desenvolvimento foi realizada entrevistas semiestruturadas, e o método <em>photovoice</em>, que foram gravadas, arquivadas e analisadas. Ficou evidente que o racismo interfere diretamente na autoestima das mulheres negras universitárias, ocasionando dificuldade para o reconhecimento como pessoa negra. Tal violência permanece firmada nas universidades, impedindo o avanço das relações.</p> Joyce Elisa dos Santos Gonçalves, Nara Yngred Brandão Santos, Ana Flávia Soares Conceição Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/65 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 A educação como meio de enfrentamento à violência contra a mulher https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/106 <p>A violência contra a mulher infelizmente é uma realidade que por décadas foi culturalmente aceita. No Brasil, para combater esse fenômeno foi criada a Lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha, que criminaliza essa prática e dispõe sobre medidas de prevenção e punição destes delitos. A pesquisa tem como objetivo, discutir o papel da educação no enfrentamento da violência contra à mulher, na perspectiva de possibilitar a conscientização dos alunos inseridos na educação básica sobre a criminalização dessa violência no Brasil. A pesquisa é bibliográfica e de base qualitativa, tendo como referência, as principais leis ligadas à violência contra a mulher em sua relação com a Educação. Por fim, a pesquisa demonstrou que já existem normas que permitem políticas de construção de um currículo escolar na educação básica, com conteúdos que atendam de forma objetiva, os diversos dispositivos contidos em documentos essenciais à questão da proteção dos direitos da mulher.</p> Maria da Consolação Costa Mesquita, Adriano Ferreira da Silva Neto Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/106 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Cosmobiodiversidade em 'A queda do céu': narrativas e dissonâncias https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/64 <p>Buscamos investigar como a ideia de cosmobiodiversidade pode ser vista em <em>A queda do céu</em> (2015), de Kopenawa e Albert. Para isso, traçaremos um paralelo entre as linguagens apresentadas na obra, o espaço dos povos indígenas no universo artístico brasileiro e os efeitos econômicos, ambientais e religiosos dos contatos dos Yanomami com os brancos. Metodologicamente, abordamos o livro sob um viés qualitativo bibliográfico, além de consultarmos contribuições de estudiosos interessados na temática proposta, como Almeida (2009) e Castro (2015). Assim, notamos que as narrativas relatadas por Kopenawa e Albert contribuem para ressignificar e combater olhares voltados para os povos originários da Floresta Amazônica, desenraizando as ideias colonizadoras de indígenas como selvagens carentes de salvação religiosa e da Amazônia como campo aberto para a caça de recursos naturais.</p> João Victor Rodrigues Santos, José Victor Soares Rocha dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/64 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Uma estranha vontade: a face gótica de Dalton Trevisan em 'O vampiro de Curitiba' https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/105 <p>O objetivo do artigo é identificar características da estética gótica no livro <em>O vampiro de Curitiba</em>, escrito por Dalton Trevisan. Tais características foram apontadas nos contos dessa obra, dialogando-se, principalmente, com o estudo sobre o gótico de autoria de Punter e Byron (2004). Dessa maneira, o que se espera é poder deixar evidente o aspecto gótico da escrita de Trevisan, ao se problematizar nas ações de Nelsinho, protagonista dos contos, o uso excessivo da violência para atingir seus objetivos e a metaforização da imagem do monstro gótico nessa personagem.</p> Victor André Pinheiro Cantuário Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/105 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Eficiência na leitura: medidas de precisão e velocidade entre alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/103 <p>A leitura é uma atividade complexa, que engloba micro e macro processos. Um leitor independente, proficiente, é aquele capaz de decodificar e compreender o que lê. Nesse sentido, a compreensão diz respeito ao reconhecimento das relações sintático-semânticas entre as sentenças que constituem o texto, e à execução de processos metafóricos a partir dos quais o leitor cria uma imagem do texto lido. Para ensinar todos esses processos, é necessário, primeiramente, ter consciência do nível de proficiência leitora dos alunos. Neste artigo, apresentamos os resultados de aplicação do teste <em>cloze</em> nas turmas do segundo ciclo do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. A partir deles, concluímos que as necessidades de aprendizado dos alunos da referida instituição dizem respeito à decodificação automatizada – uma necessidade de todas as séries -&nbsp; para que, desse modo, haja compreensão de texto.</p> Paloma Batista Cardoso, Keila Vasconcelos Menezes, Flávia Oliveira Freitas, Raquel Meister Ko Freitag Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/103 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Pontes bilíngues: surdez e Língua Portuguesa na literatura https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/112 <p>Este artigo aborda o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em Educação Especial, desenvolvido em parceria com o Serviço de Atendimento Fonoaudiológico - SAF, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. O projeto tem como objetivo aprimorar a aprendizagem de estudantes surdos por meio de práticas de ensino bilíngue de Língua Portuguesa, com foco na interconexão entre LIBRAS e literatura. Durante os cinco meses de execução na Clínica de Fonoaudiologia da UFSM, destaca-se a inclusão da literatura como instrumento fundamental. Esta abordagem visa ampliar as estratégias de ensino do Português como segunda língua, proporcionando momentos de ensino-aprendizagem mais eficazes.</p> Maria Jade Pohl Sanches, Fernando Russo Costa do Bomfim Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/112 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Mapa conceitual como instrumento didático no ensino da educação inclusiva: por uma aprendizagem significativa https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/46 <p>Nos diferentes níveis do âmbito educacional, é proposta a realização de estudos que abordam a temática do corpo humano e o sistema esquelético, com o intuito de proporcionar e contribuir para com o desenvolvimento pessoal e intelectual em Ciências do estudante surdo e/ou portador de deficiência auditiva, em variados níveis, visando a obtenção, conhecimento e compreensão à respeito do quão impressionante é este sistema que encontra-se presente em seu corpo. O mapa conceitual possibilita a conceitualização das principais funções do sistema esquelético, bem como a classificação dos ossos encontrados no esqueleto, a utilização desse recurso para o ensino em Ciências tem como objetivo norteador a inclusão efetiva.</p> Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral Stoller, Ana Manuella dos Santos Lopes, Thiago Costa dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/46 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 A visão de Heidegger acerca da Psicanálise: um equívoco do filósofo? https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/35 <p>Mostraremos que as críticas de Heidegger acerca das teorias freudianas e até mesmo da metodologia psicanalítica, partem de um certo desconhecimento do filósofo de que Freud está lidando com o fenômeno do <em>setting</em> analítico e este se impõe como o elemento fundamental da Psicanálise. Discorremos que o constructo heideggeriano <em>Dasein</em> incorpora uma nova maneira de pensar o homem e seu mundo. O conceito de ser-no-mundo retrabalha a posição do ser humano, consequentemente modificando os conceitos de psique, psicologia e consciência. Isso dará substrato maior ao trabalho importante de Freud de questionar os limites dos conceitos da lógica pura e soberana. A conclusão aqui apresentada seria que ambos os autores pensam de forma crítica a psique humana e a consciência. Freud parte de seu trabalho clínico, da necessidade de lidar com o fenômeno do inconsciente e de teorizar conceitos e um método para lidar com o mesmo. </p> José Jacques dos Santos Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/35 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000 Educação libertadora nas práticas de Jesus Cristo e Paulo Freire https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/117 <p>O trabalho descrito a seguir discorre sobre a vida e obra de Jesus Cristo, Deus encarnado, e Paulo Freire, educador brasileiro de renome internacional e expoente do ensino em nosso país, onde serão apresentadas as semelhanças entre as suas práticas de ensino para com o seu público-alvo. Isto com o objetivo de identificar como os métodos de Paulo Freire se assemelham com os de Cristo em sua estratégia de construção do conhecimento, principalmente utilizando de parábolas, além de evidenciar as dificuldades para a inserção e divulgação de suas ações em prol de um ensino que liberta tanto alma quanto o corpo. Assim, a partir de um levantamento e análise de literatura, percebemos como há um estreitamento entre os objetivos e práticas ligados ao ensino em que os dois compartilham em desenvolver uma educação libertadora, sendo um o filho unigênito de Deus, enquanto o outro, sua criação.</p> Luciano da Rocha Braga Copyright (c) 2024 Revista Científica Sigma https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://iesap.edu.br/ojs/index.php/sigma/article/view/117 Sun, 30 Jun 2024 00:00:00 +0000